Argiloterapia e Embalsamentos.
14 de abril de 2021

O PH dos Hidrolatos!!!

O incrível PH dos Hidrolatos!!!
Sabiam que os hidrolatos são ácidos?? Ao contrário da água destilada que temos o PH de 7.0, os hidrolatos tem a natureza ácida embora não seja imediatamente aparente.

Um exemplo maravilhoso é do suco de limão ele é bastante ácido, assim como o vinagre, com o PH de 2.0 e nós podemos sentir essa acidez pelo paladar e pela maneira como nosso corpo reage. E o mais incrível é que o hidrolato de cisto ládano é tão ácido com o PH de 2.9 a 3.1 tanto quanto os vinagres, mas nós não sentimos essa acidez da mesma maneira.

Outra comparação interessante é que o sumo do tomate que tem seu PH 4.0 equivale a alguns hidrolatos como camomila-alemã, néroli, funcho e muitas outras, também não detectamos a sua acidez, pelo contrário eles tem o gosto bastante doce.
É importante considerar isso ao decidir como, quando e por que usá-los. Somente os hidrolatos de hortelã e tília possuem PH próximo da nossa saliva que é praticamente neutro.

Podemos também afirmar que nenhum hidrolato possui PH alcalino acima de 7.0, todos são ácidos, seja pouco como a Lavanda de PH 5.7 ou muito como o ládano com 2.9. Então diferente dos hidrolatos que são ácidos, os óleos essenciais têm PH de 5.0 a no máximo 5.8, porém tem variabilidade de seus valores de PH assim como os hidrolatos.

Assim, o uso dos hidrolatos tem que ser feito com muita cautela, pois eles são mais suscetíveis a aparecimento de bactérias quando ocorre mudança de PH e como eles tem validade finita o manuseio é de extrema importância para não ocorrer contaminação.

Observamos que as variações no PH do hidrolato é de muita importância, pois essa medição pode ajudar na hora de definir as aplicações terapêuticas e suas funcionalidades.

Já falamos um pouco desse assunto maravilhoso, mais você sabe o que são os Hidrolatos? Então vamos conhecer um pouco mais!!!

Então você conhece os Hidrolatos?

O termo hidrolato é composto pela palavra “hidro” (água do latim) e “late” (leite, do francês)

Quando o hidrolato sai do Alambique, sua aparência é um pouco leitosa em virtude da quantidade e natureza de várias substâncias vegetais e óleos essenciais dissolvidos nele.

Quais as propriedades dos Hidrolatos?
Eles possuem a mesma propriedade que a do óleo essencial , só que de maneira mais sutil e delicada.

Então como já sabemos o que são os Hidrolatos? Vocês sabem como usa-los? Não? Então vamos aprender !!!

Qual a finalidade do Hidrolato?


Além de ter ainda a essência da planta, os hidrolatos eles podem ser usados de várias formas como:

  • Uso Oral
  • Em uso tópico : como compressas, banhos de acesso, banhos aromáticos.
  • Em cosméticos: como shampoo, condicionadores, máscaras faciais e corporais, repelentes, loções
  • Nos animais
  • No campo esotérico
  • Na cozinha: como em saladas, proteínas, sobremesas.
  • Receitas Terapêuticas e muito mais…

Ai como as plantas são incríveis não é mesmo?? Foi um prazer imenso compartilhar com vocês mais esse conhecimento.

Gratidão sempre, Namastê!!!