Antes de duvidar… acredite!
6 de janeiro de 2020
Alecrim – Rosmarinus Officinalis
22 de junho de 2020

ALECRIM DO CAMPO – O óleo que traz em sua essência a ACEITAÇÃO

Planta arbustiva, dioica (flores com sexos separados), muito ramificada e perene, pode chegar até três metros de altura. Possui tricomas, que são estruturas especializadas para a defesa física e química.

A Baccharis dracunculifolia, o Alecrim do Campo ou o Alecrim do Cerrado, o cantado, porém sofrido, desconhecido e não compreendido pelo seu povo.

Sofrido, porque é um vegetal pioneiro; primeiro grupo de vegetais a povoar um espaço que foi devastado e possibilita o ambiente propício para vegetais de maior porte. É também considerado uma praga em áreas em que ocorre a pecuária.

É desconhecido pela maioria da população brasileira, que não a utiliza com o mesmo afinco que as outras plantas medicinais. O que só me prova que pouco conhecemos de nossas riquezas naturais.

O alecrim do campo atrai insetos polinizadores como as abelhas, que produzem uma resina denominada como o Própolis Verde Brasileiro (brazilian green propolis) – e já tem seu nome em inglês porque boa parte desse material é exportado, principalmente para o Japão. Lá eles usam na dieta de pacientes com câncer. (Enquanto a gente considera essa planta uma praga!)

Ela é também conhecida como “Vassourinha”, a razão é que antigamente as donas de casa a utilizavam como vassoura.

Sim, uma planta que tem substâncias capazes de inibir a proliferação da bactéria Streptococcus mutans, principal microrganismo que causa a cárie dentária; que possui princípios ativos semelhantes a Cannabis, com alto potencial sedativo e regulador do sistema nervoso; que é antioxidante; e usada no combate ao câncer, varria a nossa casa!

É pouco difundida e utilizada pelo brasileiro e até desdenhada, mas é cantada!

Pobre Alecrim do Campo, que não foi semeado, mas nasceu no campo, e hoje se encontra em extinção. Talvez o seu “dourado” não seja tão reluzente a ponto de mostrar toda a sua riqueza e poder medicinal.

No campo sutil, o Alecrim do Campo acalma a mente, traz aceitação sobre suas falhas pessoais, desbloqueia emoções inferiores e cura sentimentos de traição.

O óleo essencial é destilado da parte da planta florida. É rico em Limoneno, Germacrene D, Biciclegermacrene, Beta Pineno, Beta Cariofileno e Nerolidol.

Essa composição bioquímica faz com esse esse óleo essencial tenha indicações terapêutica como:

– Antifúngico.

– Inseticida.

– Antimicrobiano.

– Potencial coadjuvante contra parasitas do gênero Leishmania: alta atividade contra vermes adultos do parasita Schistosoma, causador da esquistossomose; atuação larvicida contra ovos de Rhipicephalus microplus, conhecido como carrapato-de-boi e ação antifúngica contra Candida albicans.

– Antisséptico: limpa, esteriliza e impede a proliferação de micro-organismos.

– Anti-inflamatório.

– Sistema respiratório.

– Fortalecedor imune.

– Regenerador, cicatrizante, hidratante e clareador

cutâneo.

– Antiulcerogênico: previne e ameniza lesões gástricas.

CUIDADOS NO USO

Este óleo é contraindicado para gestantes, fetos e bebês de até 6 meses ou pessoas com quadros de hipertensão ou epilepsia.

Este é um estudo da Aromatóloga Stê Arcanjo

Estude Aromaterapia na AromaEscola.

.

Rua Treze de Maio, 128F. Poço, Maceió-AL.

9 9381 4259 / 99982 7684 / 99800 3956

www.amordemaynha.com.br